A análise de Memorial do Convento permite constatar a existência de duas narrativas simultâneas: uma de carácter histórico – a construção do convento de Mafra – e outra ficcionada – a construção da passarola que engloba a história de amor entre Baltasar e Blimunda.
A acção principal diz respeito à concretização do plano de D.João V – a edificação do convento. Mas nesta encaixam-se outras acções, constituindo diferentes linhas de ação que se articulam com a primeira.
Estrutura Interna
A estrutura interna desta obra é composta por 25 capítulos, estes não estão numerados ou titulados.
Estrutura Externa
A intriga situa-se na 1º metade do século XVIII e desenvolve-se várias linhas de ação, sendo elas:
Linhas de ação presentes na obra
1ª Linha de ação: A do rei D.João V
Abrange todas as personagens da família real e relaciona-se com a segunda linha de ação, uma vez que a promessa do rei é que vai possibilitar a construção do convento. Esta linha tem como espaço principal a corte e, depois, o convento, na altura da sua inauguração, no dia de aniversário do rei.
2ª Linha de ação: A dos construtores do convento
Esta é a linha principal da história, a par da quarta – a que respeita à construção da passarola. Esta segunda linha de ação vai ganhando relevo e une a primeira à terceira: se o convento é obra e promessa do rei, é ao sacrifício dos homens, aqui representados por Baltasar e Blimunda, que ela se deve. Glorificam-se aqui os homens que se sacrificam, passam por dificuldades, mas que também as vencem.
3ª Linha de ação: A de Baltasar e Blimunda
Nesta linha relata-se uma história de amor e o modo de vida do povo português. As duas personagens (Baltasar e Blimunda) são as construtoras da passarola; a figura masculina é também, depois, construtora do convento, constituindo-se paradigma da força que faz mover Portugal – a do povo.
4º Linha de ação: A de Bartolomeu Lourenço
Relaciona-se com o sonho e o desejo de construir uma máquina voadora. Articula-se com a primeira e segunda linhas de ação, porque o padre é mediador entre a corte e o povo. Também se enquadra na terceira linha, dado que a construção da passarola resulta da força das vontades que Blimunda tem de recolher para que a passarola voe.
José
26 de maio de 2014 at 10:00
Muito organizado este trabalho, sem duvida uma seleção perfeita da informação, parabéns
José
27 de maio de 2014 at 08:50
Fantástico este trabalho ! Parabéns